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Dados: a ponte entre negócio e TI

Imagino que você já tenha ouvido a frase “Dados é o novo petróleo”, e isso se dá por conta do momento em que as empresas percebem o valor que esses dados têm para o seu negócio, e por consequência a onda de profissionais em busca de se especializar ainda mais nessa área. Mas se pararmos para analisar, essa frase nos diz pouco sobre o que de fato significa os dados hoje serem equivalentes ao petróleo.

Imagina só que você descobriu hoje um poço de petróleo no quintal da sua casa, e agora? Teria material para pegar essa matéria de forma adequada? Saberia como refinar o óleo para que realmente se transformasse em algo de valor? Saberia com quem entrar em contato para vender isso e ganhar todo o dinheiro que essa mina de ouro realmente vale? Sem uma solução para cada uma dessas coisas, ao invés de comemorar por enfim mudar de vida e de todas suas próximas gerações, vai, na verdade, ter só um quintal sujo com um óleo que impregna — e ouso dizer até que mancha.

Mas com o conhecimento e as ferramentas corretas, dados se tornam uma matéria prima para a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio, e é nesse ponto que começamos a entender por que os dados são a ponte entre a área de negócio e a área de tecnologia.

Por muitos anos negócio e TI não se comunicavam muito bem, na realidade essas áreas nem se gostavam muito, e por isso vivia ali cada um no seu canto, mas quando entendem que na verdade são complementares, é quando uma empresa realmente consegue fazer todas as engrenagens rodarem em completa harmonia, e gera ainda mais valor. Isso porque o negócio precisa de TI para automatizar seus processos e muitas vezes escalar seu produto, e na outra ponta TI desenvolve algo para benefício do negócio.

Vamos imaginar o seguinte cenário, você está criando sua empresa, a solução pra um problema simplesmente genial. Então você começa a modelar o seu negócio, define sua proposta de valor, mapeia todas as suas capacidades, modela todos os seus processos. Nesse momento você se dá conta que toda essa jornada vai gerar dados, e que trata-los da melhor forma vai ser importante para o crescimento do seu negócio.

Para seguir com esse fluxo a próxima etapa é a definição da arquitetura de dados, entender o que é gerado, qual seu valor, como tratá-los e analisá-los para que eles possam gerar valor para tomadas de decisões estratégicas para o negócio, e não apenas para ficarem lá armazenados pegando poeira no porão da sua empresa.

É importante entender que TI não é só a equipe que vai desenvolver e sustentar seu e-commerce. Eles também são o time que vai coletar os dados do seu usuário, as compras que eles fazem, analisar seu comportamento, seus gosto, o que compram e quando compram. E por fim fazer uma análise do que essas informações juntas significam para colocar em um dashboard para que seu time de marketing entenda qual o melhor momento de fazer uma campanha direcionada para vender ainda mais.

Essa convivência entre ambas as áreas pode passar despercebido por alguns olhares desatentos, mas muitas empresas já estão lidando com isso de maneira estratégica e se colocando a frente de diversos competidores no mercado.

Podemos observar isso agindo de modo silencioso no nosso cotidiano, como por exemplo no e-commerce da Amazon, que analisa cada passo que damos no site, desde um item que clicamos despretensiosamente, até itens adicionados e abandonados no nosso carrinho, e depois de muito tempo ao voltar na página, esses itens são sugeridos para você, como algo que talvez você tenha interesse, e ai você acaba fazendo uma compra que a principio não estava nem pensando sobre.

A Amazon não é a única fazendo isso, podemos observar isso em plataformas como a Netflix, Spotify, Youtube, onde apesar de não estarem vendendo um produto propriamente dito, estão todos disputando pela sua atenção (o que claramente trás um retorno financeiro para essas empresas no fim do dia).

Mas isso não é exclusividade das empresas digitais, em lojas físicas por exemplo a forma como cada produto é exposto, como cada sessão é posicionada e como as promoções são apresentadas, são tudo minimamente pensado com cuidado com base nos dados analisados a partir do comportamento dos seus clientes.

Entender isso e tratar TI e negócios como aliados, assim como muitas empresas já estão fazendo, te traz um melhor conhecimento da sua própria empresa e dos seus usuários, e com isso até mesmo possivelmente vantagem competitiva. Até porque no fim do dia, porque ficar com o quintal sujo de óleo, se dentro de casa tem quem saiba transformar petróleo em dinheiro?

Comments (1)

  • Marcos Santossays:

    junho 1, 2025 at 10:35 pm

    Ótimo post com insights valiosimos, a autora traça uma correlação muito importante entre dados e negócio! Afinal este ativo traz cada vez mais oportunidades!

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